dúvidas

1 - resolvendo a questão proposta pelo excelente aluno Pedro, 8.ª C, a Groenlândia é uma ilha que faz parte da América mas pertence à Dinamarca.
2 - retificando a questão proposta pela excelente aluna Joyce, 8.ª B- realmente, as fezes do morcego também são chamadas de guano - eu errei!!!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

6º Ano - semana 7 -29/05 a 04/06

Mudança do polo norte magnético

Uma mudança no polo magnético da terra obrigou a fechar um aeroporto em Tampa no mês de janeiro. Esta mudança geomagnética poderia ser a explicação da morte de milhares de aves em todo o mundo. Cientistas indicaram em janeiro que o polo norte magnético está se movendo para a Rússia. As mudanças no polo magnético são um fenômeno que se produz a cada ano de forma gradual, em 1904 se registrou um movimento de 9 milhas (14 quilômetros) ao ano, em 2007 se registrou um movimento de 35 milhas (56 quilômetros) ao ano e o último registrou indica um movimento de 40 milhas (64 quilômetros) por ano em direção à Sibéria.
De acordo com uma nota da National Geographic, pulicada em 2005, o polo magnético está se movendo a uma velocidade de 25 milhas (40 quilômetros) por ano. No mesmo artigo, cita-se Joe Stoner, um pesquisador de paleomagnetismo da Universidade do Oregon, que assegura que no século passado o polo magnético se moveu 685 milhas (1.100 quilômetros) do Ártico no Canadá até a Sibéria. O especialista em paleomagnetismo considera que é um fenômeno que está ocorrendo muito rápido, “estamosvendo algo que não ocorreu nos últimos 500 anos”, manifestou Lorne McKee, pesquisadora canadense indica que suas observações concordam com as de Stoner e acrescenta “parece que o movimento dos polos está se acelerando”.
Pelo momento não se sabe se seria possível uma inversão total dos polos magnéticos (não dos polos físicos), um fenômeno que não ocorre há mais de 780 mil anos. Stoner considera que um fenômeno similar é improvável, somente se aconteceu 440 vezes nos últimos 330 milhões d anos e cada inversão de polos magnéticos leva mil anos para se completar.
De acordo com uma pesquisa relacionada pela Universidade Goethe, o efeito imediado destas mudanças no polo magnético é a morte de muitas aves pois estes animais não podem perceber o campo magnético quando migram e se desorientam, podendo morrer no trajeto. A mudança do polo magnético também afeta os sistemas de navegação dos aeroportos. No início de janeiro o aeroporto de Tampa teve que parar suas operações por alguns das devido às mudanças no polo magnético, mudanças que os levaram a modificar a denominação da pista principal de aterrissagem, que até alguns meses se designava 19R/1L nas cartas de aviação e agora se denomina 18R/36L, o que indica que tem um alinhamento de 180 graus do norte e 360 graus sul.




Nenhum comentário: