dúvidas

1 - resolvendo a questão proposta pelo excelente aluno Pedro, 8.ª C, a Groenlândia é uma ilha que faz parte da América mas pertence à Dinamarca.
2 - retificando a questão proposta pela excelente aluna Joyce, 8.ª B- realmente, as fezes do morcego também são chamadas de guano - eu errei!!!

sexta-feira, 29 de junho de 2012


CAMADAS DA TERRA
A Terra é constituída, basicamente, por três camadas :
  • Crosta - Camada superficial sólida que circunda a Terra. Tem, em média, de 30 a 40 km de espessura, mas pode ser bem mais fina ou chegar a até 70km.
  • Manto - Camada viscosa logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se em um estado complexo que mistura materiais fundidos e sólidos e recebe o nome de magma. Vai a 2900 km de profundidade.
  • Núcleo - É a parte central do planeta. Acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas. Possui duas partes :
·         Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) "escapam" para a superfície terrestre . Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, interferindo no clima. São frequentemente considerados causadores de poluição natural.
    •  

O IMPERADOR E O VULCÃO
 Em 30 de maio de 1843 Dom Pedro II casa-se por procuração com a princesa napolitana Teresa Cristina Maria Giuseppa Gaspare Baltassare Melchiore Gennara Francesca de Padova Donata Bonosa Andrea d’Avellino Rita Luitgarda Geltruda Venancia Taddea Spiridione Rocca Matilde de Bourbon, filha do rei Francisco I Rei das Duas Sicílias.
Bento Lisboa foi o encarregado de tratar do casamento de Dom Pedro II com o auxílio do futuro cunhado Luis, várias tentativas foram realizadas em busca de uma esposa, como na Áustria, Espanha e Rússia mas não havia muitas princesas disponíveis a fim de vir morar no Brasil.  Foi então que a filha do rei Francisco I Rei das Duas Sicílias quis casar com o Imperador. Antes da dama vir ao Brasil mandaram uma pintura dela, o Imperador achou lindíssima. Ao fundo vê-se, o vulcão Vesúvio na Itália em plena erupção. Alguns contemporâneos de Dom Pedro II contam da sua decepção diante da Imperatriz que veio na base de contrato da Europa e que em nada parecia com os retratos que foram enviados ao Brasil para a apreciação de Dom Pedro. Dona Teresa Cristina seria feia, baixa, gorda e mancava de uma perna; além disso quase 4 anos mais velha que ele. Sob o impacto do primeiro encontro (e se for verdade o que contam, bota impacto nisso) o jovem monarca desolado chorou nos braços de sua professora, a Condessa de Belmonte. Ela, a condessa estava com 63 anos. Teria dito a condessa ao imperador: "Cumpra seu dever, meu filho".

                                                         A Rainha                                       Silva Jardim, o republicano

SILVA JARDIM

Antonio da Silva Jardim, professor, jornalista, advogado, expoente da propaganda republicana, nasceu no dia 18 de agosto de 1860, em Capivari, Rio de Janeiro, hoje Silva Jardim. Seu pai Gabriel da Silva Jardim era agricultor e professor de uma escola primaria, sua mãe era Felismina Leopoldina de Mendonça Jardim.
Em 1º de julho de 1891, fez uma viagem de turismo à Itália, na companhia de Joaquim Carneiro de Mendonça. Participou de uma perigosa excursão ao Vesúvio e, querendo ver de perto o segredo da montanha em fogo, não atendeu aos avisos do guia e aproximou-se de tal modo de uma de suas bocas, que acabou morrendo tragado pelo vulcão.



Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas. Basicamente, sismo é a ocorrência de uma fratura subterrânea. As ondas elásticas geradas propagam-se por toda a Terra. Escala Richter é uma logarítmica utilizada para medir a magnitude dos abalos sísmicos, ou seja, dos terremotos. Foi criada pelos sismógrafos Beno Gutenberg e Charles Francis Richter que estudavam os sismos da Califórnia e colocada em prática em 1935. A escala Richter varia de 0 a 9 graus de acordo com a extensão do movimento do solo medindo ondas do tipo P e S

domingo, 24 de junho de 2012



FATORES QUE INFLUENCIAM O CLIMA
O clima difere de zona para zona. Há uma série de fatores que influenciam o clima. São
eles:
Latitude: A temperatura varia em função da latitude, pois verifica-s que á medida que a latitude aumenta a temperatura diminui, visto que devido á forma esférica da terra, ligeiramente achatados nos pólos, os raios solares incidem com maior intensidade.
Altitude (relevo): A temperatura diminui á medida que a altitude aumenta. Em cada 1000 metros de altitude a temperatura diminui 0.6º.
Movimento de rotação: Movimento giratório da terra em torno do seu eixo, durante cerca de 24 horas, dando origem á noite e ao dia, em função da face que se encontra iluminado pelo sol. Assim na face iluminada é dia e na parte obscura é noite.
Movimento de translação: Movimento de elíptico da terra em torno do sol, durante 365 dias e 6 horas, dando origem ás estações do ano, que são distintas consoante o hemisférico em que nos encontremos.
Continentalidade e maritimidade: O mar possui um efeito amenizador sobre a variação da temperatura, originando um maior equilíbrio térmico nos locais que se situam junto ao litoral. Assim, no Porto as temperaturas não são tão elevadas no Verão e tão baixas no inverno.
Massas de ar : Deslocam se continuamente por diferença de pressão e temperatura .São os principais diferenciadores dos tipos climáticos
 
balões japoneses - massas de ar
Correntes Marítimas: São massas de água que circulam pelo oceano. Tem suas próprias condições de temperatura e pressão. Tem grande influencia no clima. As correntes quentes do Brasil determina muita umidade, pois a ela está associada massas de ar quente e úmida que provocam grande quantidade de chuva.
 - Relevo: O relevo pode facilitar ou dificultar as circulações das massas de ar, influindo na temperatura. No Brasil, por exemplo, as serras no Centro-Sul do país formam uma “passagem” que facilita a circulação da massa polar atlântica e dificulta a massa tropical atlântica.
 - Vegetação: vegetação impede a incidência total dos rios solares na superfície. Por isso, com o desmatamento há diminuição de chuvas, visto a umidade diminuir, e há um aumento da temperatura na região.

CLIMA comportamento médio dos elementos atmosféricos médias térmica, pluviométrica e de pressão padrão temporal para a caracterização do clima de uma determinada região – mínimo de trinta anos de observações – fora estabelecido pela OMM – Organização Meteorológica Mundial (Cuadrat; Pita, 2004, p. 9). · AYOADE: “síntese do tempo num dado lugar durante um período de aproximadamente 30-35 anos. O clima, portanto, refere-se às características da atmosfera, inferidas de observações contínuas durante um longo período.” (Ayoade, 2002, p. 3)
· TEMPO E CLIMA - Cuadrat e Pita: “tempo seria uma combinação atmosférica conjuntural e efêmera, enquanto que o clima seria o conjunto de tendências resultantes de condições habituais durante um longo período, que como mínimo se concebe estabelecer em trinta anos”.