dúvidas

1 - resolvendo a questão proposta pelo excelente aluno Pedro, 8.ª C, a Groenlândia é uma ilha que faz parte da América mas pertence à Dinamarca.
2 - retificando a questão proposta pela excelente aluna Joyce, 8.ª B- realmente, as fezes do morcego também são chamadas de guano - eu errei!!!

QUESTIONÁRIOS:

6.º ANO - QUESTIONÁRIO  - maio de 2011
1- Uma circunferência tem_____ graus. A partir daí o ser humano determinou que a Terra seria dividida em graus. Horizontalmente os graus são divididos pela latitude, que varia de ____até____graus. Seu ponto zero é o_________. Verticalmente a divisão tem _____graus, a _________ou__________ de Greenwich.
(180 - 360 - zero - 90 - Equador - oeste - leste)
2- Utilizando seu atlas determine a latitude e a longitude das cidades abaixo:
a) Cairo (Egito)   b) Brasília  c) Londrs (Reino Unido) d) Praia Grande  e) POrto Alegre   f) Lisboa (Portugal) g) Berlim (Alemanha)  h) Roma (Itália)    i) Riad (Arábia Saudita)   j) Luanda (Angola)
3) Qual hemisfério possui maais terras?
 4) Relacione opa´s com seu hemisfério.
(    ) Inglaterra (    ) Sudão (    ) Uruguai   (   )Argentina (     ) Inglaterra (    ) Inglaterra (    ) Inglaterra
 a) Hemisfério Norte b) Hemisfério Sul
8.º ANO - QUESTIONÁRIO 1 - VALOR: 1 PONTO PARA A MÉDIA
1 - Faça uma breve cronologia do capitalismo
2 - o que você entende como capitalismo?
3 - o que você entende como socialismo?
4 - qual o melhor sistema econômico?
5 - o que significa o termo aldeia global?
6 - o que você entende como globalização?
7 - por que o mundo durante dácadas se dividiu entre Uniuão Soviética e Estados Unidos?
PARA QUEM NÃO FEZ A PROVA:
1 - O que vem a ser o IDH e para que ele serve?
2 - Quais os princípios básicos do Socialismo?
3 - O que significa Mundo Bipolar?
4 -  Explique:
1.º Mundo - 2.° Mundo - 3.° Mundo
 5 - Um país com IDH 0,750 tem qualidade de vida estimada como:
 alta - média - baixa
 6 - O que significa o termo Aldeia Global?
 7 - Quais mudanças proporcionaram a atual globalização?
 8 - O que significa o termo Guerra Fria?
_______________________________________________________________________________

9.º ANO - QUESTIONÁRIO 1 - VALOR: 1 PONTO PARA A MÉDIA
1 - Defina Estado, Nação, Território, país
2 - Dê exemplos de um país com várias nacionalidades
3 - O que aconteceu com a Espanha durante a Copa do Mundo que evidenciou a divisão do país?
4 - O que foi o Colonialismo/Imperialismo?
5 - Como os belgas agiam no Congo?
6 - Os africanos e asiáticos foram impassíveis frente ao Imperialismo? Dê exemplos



9.º ANO - QUESTIONÁRIO 1 - VALOR: 1 PONTO PARA A MÉDIA
1 - Defina Estado, Nação, Território, país
Estado: Comunidade organizada politicamente, ocupando um território definido e dirigido por um governo, também possuindo soberania reconhecida internamente por outros países.
País: território social, política, cultural e geograficamente delimitado
Nação: conjunto de indivíduos, geralmente da mesma raça, que habitam o mesmo território, falam a mesma língua, tem os mesmo costumes e obedecem à mesma lei.
território refere-se a uma área delimitada sob a posse de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição.
2 - Dê exemplos de um país com várias nacionalidades
A Espanha possui várias nações. Poderíamos citar O País Basco Euskera,  A Galicia mais aparentada com Portugal  a Catalunha e as demais regiões sob influência de Madri.
3 - O que aconteceu com a Espanha durante a Copa do Mundo que evidenciou a divisão do país?
Nacionalistas catalães, galegos e bascos ignoraram a seleção espanhola quando a mesma chegou nas semifinais da Copa do Mundo não noticiando o fato.
É uma questão de memória histórica. Os nacionalistas não se sentem espanhóis e sim “povos ocupados” por ter culturas e idiomas própios, diferentes do castelhano que é reconhecido como primeira (mas não única) língua do país. Além disso, a bandeira amarela e vermelha está diretamente associada aos tempos do franquismo – a cruel ditadura que começou com o fim da Guerra Civil (1936-39) e durou até 1975.
4 - O que foi o Colonialismo/Imperialismo?
A exploração desenfreada dos recursos dos territórios ocupados — incluindo a sua população, quase totalmente aniquilada, como aconteceu nas Américas, ou transformada em escravos que espalharam pelo resto do mundo, como na África — Na África e na Ásia iniciou-se após o Congresso de Berlim em 1885 quando os europeus dividiram territórios entre si, na Europa desde 1492 até o século 20. A dominação política e cultural dos EUA também é chamado Imperialismo, visto que sua cultura, suas concepções políticas são disseminadas pelo planeta até contra a vontade desses povos dominados.
5 - Como os belgas agiam no Congo?
os belgas invadiam as aldeias, raptavam mulheres e crianças e exigiam como pagamento por sua liberdade uma quantia de látex que necessitava de 24 dias para ser extraído. E para cada bala disparada, tinham que apresentar a um oficial belga a mão direita do africano morto, para só assim receberem o pagamento.
6 - Os africanos e asiáticos foram impassíveis frente ao Imperialismo? Dê exemplos
Houve uma resistência feroz ao Colonialismo. Na China poderíamos citar a Revolta dos Boxers contra os ingleses, na África diversas foram as formas de resistência.  Poderíamos citar o caso de Samori Touré que lutou durante mais de 20 anos de resistência contra os franceses na Costa do Marfim.




TRABALHO INDIVIDUAL: ENTREGA: 29/04/2011 ENTREVISTAR UM ESTRANGEIRO QUE MORE NO BRASIL ATUALMENTE: Perguntas:
1 – Nome, cidade e país onde nasceu?
2 – Por que veio morar no Brasil? 3 – Pretende voltar a seu país de origem? Por que?
4 – O que é melhor no Brasil e o que é pior do que no seu país de origem?
5 – De que forma chegou ao Brasil? Avião, trem, navio? Quanto tempo demorou?
 6 – Cite algumas palavras que são idênticas no idioma do seu país de origem e do nosso
7 – Há quantos anos mora no Brasil? Tem filhos brasileiros ou pretende ter?
8 – Qual a religião da maioria da população do seu país? E a sua?
9 - Qual o sistema econômico no seu país de origem, socialista ou capitalista?
10 – CADA ALUNO IRÁ PESQUISAR NA INTERNET A ORIGEM DOS NOMES (ESCOLHA SOMENTE UM NOME):  Alvarez, Gama, Garliers, Maniçoba, Akauane, Venêra, Pupo, Quartucci, Odzioba, Walge

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
8.º ANO - QUESTIONÁRIO 2 - VALOR: 1 PONTO PARA A MÉDIA
13 a 19 de março
Ler o livro: páginas 38 a 44 - Fazer os exercícios da página 45
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exercício do 6º Ano - Confeccionar um mapa do trajeto da escola até sua casa. Se for muito longe desenhar somente 3 quarteirões à esquerda e 3 à direita da escola

Noções de Alfabetização Cartográfica
A rua da Escola: Av. Capitão Luís Antônio Pimenta

Bairro: Parque Bitaru

Oficina:  “O caminho”



Material:
Folha de papel ofício, lápis colorido, lápis preto e borracha.


Dinâmica:
Os alunos levam a tarefa de observar o caminho que fazem de suas casas para a escola.
E desenhar o caminho percorrido.
Ao professor cabe o papel de contextualizar a tarefa.
Indagando:
 -título: noma da sua rua,  o endereço de cada aluno, de onde vem, onde mora (bairro, rua, número, CEP etc);
 - pontos de referência (locais de destaque que sirvam para localizar as pessoas);
 - verificar se no caminho da casa para a escola, quais elementos foram vistos primeiro e quais estão próximos uns dos outros (posicionamento/vizinhança);



Reflexão:
Nesta atividade o aluno trabalha com a construção das Relações Topológicas: antes, depois, entre, vizinhança, etc.


6.° ANO - 2º TRIMESTRE


1-      se você estiver perdido na mata, como se localizar pelos movimentos do sol?
Braço esquerdo em direção ao poente (oeste), braço direito indicado ao nascente (leste), à frente estará o norte e às costas os sul
2-      Quem inventou a bússola?
Os chineses
3-      O que vem a ser o GPS? Quem inventou?
Sistema de Posicionamento Global, o Exército americano inventou o GPS para fins militares
4-      Cite os 4 pontos cardeais
Leste, oeste, Norte e Sul
5-      O que vem a ser Greenwich? Onde fica?
É a linha imaginária que marca o ponto zero de longitude, fica em Greenwich, uma cidade próxima a Londres, na Inglaterra
6-      O que vai acontecer com a ilha de Samoa em breve?
Em breve, Samoa passará para o lado Oriental da LID, ficando mais próximo do fuso horário da Austrália
7-      O que vem a ser rotação? Quanto tempo dura?
É o movimento que nosso planeta realiza em torno do seu eixo imaginário, dura cerca de 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos)
8-      O que vem a ser translação? Quanto tempo dura?
É o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movomento completo dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos
9-      O que vem a ser a precessão?
É um movimento que ocorre no planeta. Imagine o movimento de um pião a rodar! Ele não fica exatamente reto enquanto rotaciona, não é? Ele dá umas "reboladas" ao mesmo tempo! Neste caso, o eixo dele está se deslocando! O mesmo acontece com a Terra! O eixo também faz este mesmo movimento, fazendo com que os pólos "apontem" para locais diferentes! Por exemplo, atualmente o pólo norte celeste aponta para a Estrela Polar, na ursa menor, mas já esteve direcionado para a constelação do dragão, e para lira também! A cada 26.000 anos completa-se um ciclo de precessão dos equinócios.
Ah sim, a causa! É o próprio movimento da Terra, o mesmo movimento que causa a "precessão" do pião!
10-  Quantos fusos horários tem o Brasil?
Há três fusos horários diferentes em nosso território
11-  Onde as horas são mais adiantadas no Brasil?
o território de Fernando de Noronha, no Atlântico tem uma hora a mais que o horário de Brasília
12-  Qual a distância em quilômetros do pólo norte magnético e do pólo norte geográfico?
Pág, 28 do nosso livro, a diferença é de 1400 km
13-  O que temos de fazer com os relógios no horário de verão?
No horário de verão temos que  adiantar o relógio em uma hora
14-  O horário de verão abrange todos os estados brasileiros?
Não, somente  nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
15-  O que vem a ser o solstício?
Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe). É o momento em que há a maior diferença de duração entre o dia e a noite. Ocorre em 23 de dezembro no Hemisfério Norte e entre 21 e 23 de junho no Hemisfério Sul. O natal é uma festa de origem pagã que remonta à festa do Solis Invictus, uma festa dedicada ao Solstício de Verão. A Igreja adotou o natal no mesmo período em que ocorria a festa pagã.
16-  O que vem a ser o equinócio?
Momento em que os dias e as noites tem a mesma duração
17-  O que o natal tem a ver com o solstício?
O solstício ocorre em 23 de dezembro no Hemisfério Norte e entre 21 e 23 de junho no Hemisfério Sul. O natal é uma festa de origem pagã que remonta à festa do Solis Invictus, uma festa dedicada ao Solstício de Verão. A Igreja adotou o natal no mesmo período em que ocorria a festa pagã.