dúvidas

1 - resolvendo a questão proposta pelo excelente aluno Pedro, 8.ª C, a Groenlândia é uma ilha que faz parte da América mas pertence à Dinamarca.
2 - retificando a questão proposta pela excelente aluna Joyce, 8.ª B- realmente, as fezes do morcego também são chamadas de guano - eu errei!!!

RECURSOS DE AULA E AVALIAÇÕES

RECURSOS DE AULA:
Leitura silenciosa, leitura oral, exposição de filmes e debate, exposição de mapas e discussão posterior, exercícios orais e escritos, Interpretação de texto de gêneros diversos, formação de frases, ditado, cruzadinha, caça-palavras, palavras enigmáticas, Coleta de dados, observação de gravuras, complementação de frases, pesquisa, redação, interpretação de charges, uso do dicionário, atividades de fixação, recorte e colagem, brincadeiras, entrevista, Questionário, atividades de múltipla escolha, confecção de cartazes, jogral, música (canto), composição de estórias a partir de um roteiro, elaboração de síntese histórica, linha do. tempo, jogos populares, discussão de regras, jogos cooperativos, utilização de malhas quadriculadas, utilização de jogos, utilização de resolução de problemas como forma de  aprendizagem, leitura e interpretação de textos verbais, realização de atividades individuais e em grupos.   
AVALIAÇÃO:
prova escrita e oral, participação em seminários, participação em teatro, participação em trabalhos em grupo ou individuais, anotações de aula (caderno), lições para casa.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO:

PROVA TRIMESTRAL - 5 PONTOS
PRODUTIVIDADE/CADERNO - 1 PONTO

FREQUÊNCIA - 1 PONTO
ATIVIDADES E TRABALHOS - 1 PONTO
PARTICIPAÇÃO - 1 PONTO
PROVAS - 1 PONTO