dúvidas

1 - resolvendo a questão proposta pelo excelente aluno Pedro, 8.ª C, a Groenlândia é uma ilha que faz parte da América mas pertence à Dinamarca.
2 - retificando a questão proposta pela excelente aluna Joyce, 8.ª B- realmente, as fezes do morcego também são chamadas de guano - eu errei!!!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

8º Ano - América - 04/07/2011 a 08/07/2011

A América Andina é constituída pelos países da América do Sul atravessados pela Cordilheira dos Andes.
São eles: Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Em conjunto esses países ocupam aproximadamente 5,4 milhões de quilômetros quadrados.

A América Platina é uma região da América do Sul formada por três países (Argentina, Paraguai e Uruguai) que são banhados pelos rios formadores da Bacia do Rio Prata. Além disso, possuem uma história em comum durante grande parte do período colonial.


As Antilhas são várias ilhas no mar do Caribe, que antigamente foram colônias espanholas, francesas, holandesas e inglesas, e onde se produzia o açucar que concorria com o açucar produzido no Brasil na época colonial.

O nome Antilhas (antillas, antilles ou antillen, dependendo do idioma) tem origem em mapas, ainda da era medieval, que falavam sobre terras desconhecidas ao oeste, com vários nomes. Uma provável origem seria a palavra "Al-tin", que é "dragão" em árabe.

As Antilhas são divididas em Grande Antilhas e Pequenas Antilhas.

As grandes Antilhas são: Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana e Porto Rico.

As pequenas Antilhas são: Anguilla, Antigua e Barbuda, Aruba, Barbados, Antilhas Holandesas, Ilhas Virgens Britânicas, Dominica, Granada, Guadalupe, Martinique, Montserrat, Sain Barthélemy, Saint Kitts e Névis, Santa Lúcia, Saint Martin, São Vicente e Granadinas, Saint Eustatius, Trinidad y Tobago e Ilhas Virgens Americanas.

Grande parte das ilhas que compõe as pequenas Antilhas ainda são possessões inglesas, francesas, holandesas ou estadounidenses.

O Caribe ou Caraíbas) constitui uma região do continente americano, formada pelo Mar do Caribe, suas ilhas e estados insulares no Mar do Caribe, também chamados de Antilhas ou Índias Ocidentais, nome originado pela crença inicial de que o continente americano fosse na verdade a Índia. Os nascidos nas Ilhas do Caribe são denominados de caribenhos ou oxalés, língua originária das tribos nativas do Caribe.
O Caribe está localizado na placa tectónica do mesmo nome - a Placa Caribeana, que engloba também a parte sul da América Central. Na fronteira desta placa com a Placa Sul-americana, a leste, junto ao Oceano Atlântico, existe uma zona de subducção vulcanicamente ativa, que originou as Pequenas Antilhas.
Toda a área, em especial as suas muitas ilhas, é conhecida como Caraíbas, Caribe ou Antilhas.


Nenhum comentário: