dúvidas

1 - resolvendo a questão proposta pelo excelente aluno Pedro, 8.ª C, a Groenlândia é uma ilha que faz parte da América mas pertence à Dinamarca.
2 - retificando a questão proposta pela excelente aluna Joyce, 8.ª B- realmente, as fezes do morcego também são chamadas de guano - eu errei!!!

domingo, 24 de junho de 2012



FATORES QUE INFLUENCIAM O CLIMA
O clima difere de zona para zona. Há uma série de fatores que influenciam o clima. São
eles:
Latitude: A temperatura varia em função da latitude, pois verifica-s que á medida que a latitude aumenta a temperatura diminui, visto que devido á forma esférica da terra, ligeiramente achatados nos pólos, os raios solares incidem com maior intensidade.
Altitude (relevo): A temperatura diminui á medida que a altitude aumenta. Em cada 1000 metros de altitude a temperatura diminui 0.6º.
Movimento de rotação: Movimento giratório da terra em torno do seu eixo, durante cerca de 24 horas, dando origem á noite e ao dia, em função da face que se encontra iluminado pelo sol. Assim na face iluminada é dia e na parte obscura é noite.
Movimento de translação: Movimento de elíptico da terra em torno do sol, durante 365 dias e 6 horas, dando origem ás estações do ano, que são distintas consoante o hemisférico em que nos encontremos.
Continentalidade e maritimidade: O mar possui um efeito amenizador sobre a variação da temperatura, originando um maior equilíbrio térmico nos locais que se situam junto ao litoral. Assim, no Porto as temperaturas não são tão elevadas no Verão e tão baixas no inverno.
Massas de ar : Deslocam se continuamente por diferença de pressão e temperatura .São os principais diferenciadores dos tipos climáticos
 
balões japoneses - massas de ar
Correntes Marítimas: São massas de água que circulam pelo oceano. Tem suas próprias condições de temperatura e pressão. Tem grande influencia no clima. As correntes quentes do Brasil determina muita umidade, pois a ela está associada massas de ar quente e úmida que provocam grande quantidade de chuva.
 - Relevo: O relevo pode facilitar ou dificultar as circulações das massas de ar, influindo na temperatura. No Brasil, por exemplo, as serras no Centro-Sul do país formam uma “passagem” que facilita a circulação da massa polar atlântica e dificulta a massa tropical atlântica.
 - Vegetação: vegetação impede a incidência total dos rios solares na superfície. Por isso, com o desmatamento há diminuição de chuvas, visto a umidade diminuir, e há um aumento da temperatura na região.

CLIMA comportamento médio dos elementos atmosféricos médias térmica, pluviométrica e de pressão padrão temporal para a caracterização do clima de uma determinada região – mínimo de trinta anos de observações – fora estabelecido pela OMM – Organização Meteorológica Mundial (Cuadrat; Pita, 2004, p. 9). · AYOADE: “síntese do tempo num dado lugar durante um período de aproximadamente 30-35 anos. O clima, portanto, refere-se às características da atmosfera, inferidas de observações contínuas durante um longo período.” (Ayoade, 2002, p. 3)
· TEMPO E CLIMA - Cuadrat e Pita: “tempo seria uma combinação atmosférica conjuntural e efêmera, enquanto que o clima seria o conjunto de tendências resultantes de condições habituais durante um longo período, que como mínimo se concebe estabelecer em trinta anos”.

Nenhum comentário: