dúvidas

1 - resolvendo a questão proposta pelo excelente aluno Pedro, 8.ª C, a Groenlândia é uma ilha que faz parte da América mas pertence à Dinamarca.
2 - retificando a questão proposta pela excelente aluna Joyce, 8.ª B- realmente, as fezes do morcego também são chamadas de guano - eu errei!!!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

8° Ano - semana 2 - 13 a 19/2

Karl Marx - Friedrich Engels - Lênin - Stálin - Mao Tsé Tung 
 (os 2 criadores da teoria socialista - os dois líderes soviétivos - por último o líder socialista chinês)

PRINCÍPIOS DO SOCIALISMO
Os socialistas defendem uma sociedade totalmente desprovida de classes, na qual o governo controla todos os meios de produção e distribuição de bens. Os socialistas acreditam que esse controle seja necessário para eliminar a competição entre as pessoas e para colocá-las em igualdade. O socialismo também é caracterizado pela ausência da propriedade privada. A idéia é que caso todos trabalhem, todos colherão os mesmos benefícios e prosperarão igualmente. Conseqüentemente, todos recebem parcelas iguais em lucro, cuidados médicos e outras necessidades.
O socialismo é difícil de ser definido porque possui muitas corporificações. Mas em uma coisa os socialistas concordam: que o capitalismo oprime as classes mais baixas. Os socialistas acreditam que, em virtude da natureza competitiva do capitalismo, a minoria rica mantém controle sobre a indústria, efetivamente reduzindo salários e oportunidades para as classes trabalhadoras. O principal objetivo do socialismo é eliminar as distinções entre as classes, transferindo o controle da indústria para o Estado. Isso resultaria numa sociedade harmoniosa, livre de opressão e instabilidade financeira. Algumas das outras formas de socialismo incluem alguns objetivos.
PRINCÍPIOS DO CAPITALISMO

O capitalismo é um sistema de mercado baseado em vários princípios como:
· Propriedade privada dos meios de produção . As pessoas,Individualmente ou reunidas em sociedade,são donas dos meios de produção.
· A transformação das força de trabalho em mercadoria . Quem não é dono dos meios de produção é obrigado a trabalhar em troca de um salário.
· A acumulação do capital . Em princípio, o dono do capital quer produzir pelo menor custo e vender pelo maior preço possível. O lucro é a diferença entre o custo de produção e o preço de venda do produto.
· Para diminuir os custos, procura pagar o mínimo possível pelas matérias-primas, salários e outros meios de produção. 
· A definição de preços é feita pelo mercado, com base na oferta e na procura , isto é, na disputa de interesses entre quem quer comprar e quem quer vender produtos e serviços. No capitalismo, é o mercado que orienta a economia.
· A livre concorrência . A concorrência é a competição na venda dos bens e serviços. Na prática, a concorrência em que todos são igualmente livres para produzir, comprar, vender, fixar preços, etc. não existe. Isto porque o mercado vem sendo dominado por grandes organizações , que expandem cada vez mais sua área de atuação através de fusões, incorporações e outros modos de ampliar negócios, eliminando pequenos e médios concorrentes. 

Princípio: o que serve de base a alguma coisa; causa primeira, raiz, razão, ditame moral; regra, lei, preceito, em que acreditam

 noite na Coréia do Norte 
A imagem de satélite acima, retirada à noite, por um satélite meteorológico da NASA (Sensor DMSP/DMSP), mostra a diferença no "desenvolvimento" urbano das duas Coréias; a do Sul, muito mais iluminada, conta com grandes cidades como Seul (palco dos Jogos Olímpicos de 1988); a do Norte, sem nenhum centro urbano expressivo, é praticamente agrária

Nenhum comentário: