dúvidas

1 - resolvendo a questão proposta pelo excelente aluno Pedro, 8.ª C, a Groenlândia é uma ilha que faz parte da América mas pertence à Dinamarca.
2 - retificando a questão proposta pela excelente aluna Joyce, 8.ª B- realmente, as fezes do morcego também são chamadas de guano - eu errei!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

8° Ano - semana 7 - de 13 a 19 de março

O CAOS JAPONÊS
SINTOMAS DA RADIAÇÃO


UTILIZAÇÃO DA ENERGIA ATÔMICA NO MUNDO



A HISTÓRIA HUMANA REGISTRA UM ACIDENTE NUCLEAR CATASTRÓFICO
Chernobil, Chernobyl ou Chornobyl  é uma cidade-fantasma localizada no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. O nome da localidade significa "Absinto".
Em meados da década de 1970, foi construída pela União Soviética uma central nuclear no noroeste da cidade, no distrito de Raion. Entretanto, Chernobyl não era a residência dos trabalhadores da usina. Quando a usina estava em construção, Pripyat, uma cidade maior e mais perto da usina, foi planejada e construída como residência para os trabalhadores.

Em 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central de Chernobyl explodiu e liberou uma imensa nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão do tamanho de Guadalupe na Africa. Ironicamente, o acidente se deu durante o teste de um mecanismo de segurança que garantiria a produção de energia em caso de acidentes. A explosão ocorreu quando o sistema era testado em um dos blocos da usina, provavelmente devido à instabilidade do reator provocada por uma combinação de erros humanos na sua operação e sua construção estar incompleta à época.


Perigos da Radiação

Um dos perigos da radiação nuclear é que ela é invisível. A exposição à radiação nuclear é perigosa para a saúde quando é acima de  4 grays, que é a unidade de medição da radiação nuclear. Neste casos, quando um indivíduo é exposto à doses altas, acima de 4 grays de radiação nuclear, o corpo sofre mudanças e as células são alteradas promovendo o desenvolvimento de doenças graves e até levando à morte.
A radiação nuclear é invisível e indolor mas o mal estar e os vômitos que uma exposição à radiação nuclear podem produzir começam no dia seguinte ou até 1 ano após a exposição, e a gravidade das doenças e  consequências para a saúde gerada pela exposição à radiação está relacionado com a quantidade e tempo de exposição ao material radioativo.
O grau de alteração genética na estrutura celular que a radiação causa em cada pessoa exposta pode inclusive contaminar gerações futuras.




Nenhum comentário: